os reis escandalosos: joão VI, o traído

Reinado: 1816-1826


D. João VI tornou-se regente quando os médicos da corte declararam que a sua mãe, D. Maria, tinha enlouquecido. Coube-lhe dirigir a fuga da corte para o Brasil em 1808, para se proteger das invasões napoleónicas. Mas o maior drama da sua vida terá sido o casamento com a espanhola D. Carlota Joaquina, que se revelou adúltera tal como a mãe, Maria Luísa de Parma, que traía o marido, o Rei Carlos IV de Espanha, com o primeiro-ministro, Manuel Godoy.



Raul Brandão conta no livro El--Rei Junot, citado por Sara Marques Pereira na biografia D. Carlota Joaquina – Rainha de Portugal, uma história que demonstra a que ponto o casal real se incompatibilizou: “O príncipe regente [D. João VI] bota a cabeça de fora e, ao avistar a carruagem de Carlota Joaquina, berra num desespero: – Parem! Parem! Voltem para trás que aí vem a p...!”




Também Jorge Pedreira e Fernando Dores Costa, autores de D. João VI, reproduzem o parágrafo assassino de Raul Brandão sobre as dúvidas em relação à paternidade de cinco ou seis dos nove filhos atribuídos ao Monarca: “Parece que D. Pedro, D. Isabel Maria eram indubitavelmente seus. D. Ana é talvez o primeiro fruto de João dos Santos [jardineiro da Quinta do Ramalhão]. D. Maria Francisca é filha de Luiz da Motta Feo; D. Miguel do Marquês de Marialva; D. Maria da Assunção de João dos Santos; e dos outros nem sequer se conhece o pai.” Outros autores, como o antimiguelista Barreto Feio, escreveram mesmo que o futuro Rei D. Miguel é que era filho do jardineiro.




Descrita como uma mulher horrível, coxa, baixa, de nariz vermelho, cheia de cáries e borbulhas, a Rainha é assim achincalhada por Alberto Pimentel no livro A Última Corte do Absolutismo em Portugal, citado por Sara Marques Pereira: sendo ela “feia e muito antipática, teria enfastiado mortalmente um amante único, mas variando incessantemente, não dava tempo a ninguém para se arrepender... nem a ela mesma”. 




Nem politicamente a Rainha foi fiel ao marido. A partir de 1805, envolveu-se em todas as conspirações que pôde para o afastar, ambicionando ser nomeada regente – há vários livros em que é apontada como suspeita de ter envenenado o marido em 1826.
In Revista Sábado

Comentários

Anónimo disse…
Foi essa corja de sebosos que veio para o Brasil.
Ainda bem que eles, posteriormente, foram expulsos daqui.Por essa razão, tornamo-nos a 7a. economia mundial, enquanto Portugal.....

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!