é desta que nos unimos e vamos TODOS para a rua ou quê? ou vamos continuar nas nossas quintinhas no facebook e quejandos a lamuriar?


'Geração à rasca' na rua no dia do Orçamento de cortes

Os organizadores do protesto Geração à Rasca fizeram ouvidos de mercador aos apelos de Passos Coelho para serem evitadas as convulsões sociais e já agendaram um novo protesto. A luta está marcada para 15 de Outubro, data limite da entrega do Orçamento do Estado.

Com o anúncio de cortes como nunca se viu nos "últimos 50 anos", como prometeu Passos Coelho, ficou lançado o mote para novas vagas de mobilização social. "Razões para sair à rua não vão faltar", disse ao DN João Labrincha, um dos rostos da manifestação de 12 de Março. O "programa ambicioso de cortes" e o aumento do IVA sobre o gás e a electricidade são políticas que, segundo Labrincha, vão contra a "vontade expressa de Passos de manter a coesão social".

O protesto agendado responde também ao desafio madrileno, proposto através da plataforma Democracia Real Já, a mesma que convocou a manifestação que se verificou na capital espanhola a 15 de Maio. Intitulada "15 de Outubro a democracia sai à rua!", a acção prevista para a capital portuguesa enquadra-se na onda de manifestações espontâneas que têm ocorrido por toda a Europa. No entanto, Paula Gil, do Movimento 12 de Março (M12M) - herdeiro do protesto Geração à Rasca - recusa qualquer possibilidade de violência como a que marcou os acontecimentos de Inglaterra. E subscreve o cunho pacifista desta nova manifestação, acrescentando que "não é precisa violência para combater e lutar pelos direitos que nos retiram".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!