eu não digo que este é um mundo imundo?


Tragédia da fome em África
Mais um drama na Somália: Doações de alimentos são roubadas
Num país onde 30 mil crianças morreram de fome, só em três meses, o desvio de milhares de sacos com alimentos, provenientes da ajuda internacional, agudiza o drama.

Há dois meses que o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas está a investigar as alegações de roubo e concluiu que toneladas de alimentos estão a ser roubados para derem depois vendidos em mercados próximos ao maior campo de refugiados da capital Mogadíscio.Segundo uma reportagem da agência de notícias Associated Press, a possibilidade do roubo de alguns bens esteve sempre presente, mas a dimensão do roubo põe em causa a capacidade internacional de chegar aos que têm fome.

As Nações Unidas estimam que mais de 3,2 milhões de somalis - cerca de metade da população - necessitem de ajuda alimentar, na sequência da seca severa que agravou a situação, já de si dramática, pela guerra civil, no país.

"Enquanto ajudam as pessoas que estão a morrer de fome, também alimentam os grupos que fazem negócio do desastre", lamenta Joakim Gundel, responsável de uma empresa que avalia dos esforços da ajuda internacional para a Somália, a Katuni Consult. "Salvam a vida das pessoas hoje para morrerem amanhã".

Só nas últimas duas semanas, aviões carregados de alimentos, da ONU, Irão, Turquia, Kowait, entre outros países, aterraram em Mogadíscio quase diariamente.À AP, uma fonte conhecedora do processo, que pediu anonimato, admitiu que cerca de metade dessa ajuda alimentar está a ser roubada, mas o Programa Alimentar das Nações Unidas nega que o devio seja dessa dimensão.

Ler mais:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!