defenestrar! defenestrar! defenestrar!


Defenestrar é o acto de atirar algo pela janela. Ou alguém. 

Miguel de Vasconcelos, que se amancebou com os espanhóis, foi alvo desse trato e, que eu saiba, ainda hoje não há quem o condene (o acto, claro, não o actor). Agora imagine-se o que acontecerá, não tarda nada, com Passos Coelho. Porque esse não se vendeu, e nós com ele, aos espanhóis. Vendeu-se e vendeu-nos à Merkel, aos bancos, ao todo poderoso capitalismo neofascista de uns quantos senhores do mundo. Não sei se o seu destino será a defenestração. Ou o destino marítimo de um Bin Laden. Digo eu que sou pacífico, mas a quem a mostarda já chega ao nariz. E não digo mais não vá quererem processar-me por intentos criminosos ou coisa assim.

Criminosos são eles, Passos, Gaspar, Relvas e os demais do governo, a Comissão Instaladora da Penúria Portuguesa. E da ditadura, por mais encapotada que (ainda) esteja.

Todos os dias me chegam notícias de amigos e conhecidos que perdem o emprego. Este ano o Natal vai ser mais triste para todos nós (e eu não sou nem nunca fui apologista do consumismo desbragado que se apodera de tantos por esta altura). O futuro angustia-nos. Tememos pelo que vai acontecer aos nossos filhos. E essa gente, que se apropriou do poder à custa das mentiras pregadas a um povo dado ao conservadorismo (tão ingénuo que ainda não percebeu que cada vez que vota à direita vota contra os seus interesses), e essa gente, dizia, não tem um remorso, uma insónia, não lhes fraqueja a voz nos discursos nem o pulso na assinatura de decretos-lei atrás de decretos-lei que não são mais do que roubos, legalizados mas roubos porque o Estado se transformou no pior dos ladrões, dos nossos erários, público e privado, das nossas carreiras profissionais e, tantas vezes, das nossas casas. Qualquer dia, já faltou mais, das nossas vidas também. Porque, tal como aconteceu na Grécia, os suicídios vão aumentar.

E os assassinos serão eles.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!