trabalhem, madraços!


O governo corta feriados. Naquele seu jeito de quem insinua que os trabalhadores são calões, ganham demais, vivem acima das suas possibilidades, diz que temos feriados a mais, repetindo aliás as palavras de Merkel de há uns tempos atrás, que palavra de Merkel é lei, nisto e em tudo o mais, patroa é patroa e o resto é conversa. 

Pois bem, o Expresso publica no seu site uma infografia com os feriados da Europa Comunitária. Veja quem tem tantos ou mais feriados do que Portugal, agora com o corte de 13 para 9 dias:

Reino Unido: 8 feriados
Portugal: 9 feriados
Espanha: 9 feriados
Bélgica: 9 feriados
Alemanha: 9 feriados
Roménia: 9 feriados
Irlanda: 10 feriados
Itália: 10 feriados
Lituãnia: 11 feriados
Hungria: 11 feriados
Bulgária: 11 feriados
França: 12 feriados
Holanda: 12 feriados
Áustria: 12 feriados
República Checa: 12 feriados
Grécia: 12 feriados
Dinamarca: 13 feriados
Polónia: 13 feriados
Finlândia: 14 feriados
Letónia: 14 feriados
Eslovénia: 14 feriados
Eslováquia: 15 feriados
Suécia: 16 feriados
Estónia: 22 feriados

Agora sim, um dado de que o governo se orgulhará: em redução de feriados, não estamos na cauda mas na frente do pelotão. Um dado curioso: ficamos exactamente com o mesmo número de feriados da Alemanha, até nisto se vê como Coelho escuta a voz da dona. É interessante também registar que o número de feriados nada tem a ver com a riqueza ou pobreza de cada país, se assim fosse a Suécia, com 16 feriados, estava na penúria. Finalmente, gostaria que alguém inventariasse os países onde é costume fechar as portas das empresas entre o Natal e o Ano Novo, representando dias de férias, ou feriados se se quiser, não contabilizados nestas estatísticas. 

Mais informação em: 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!