PQP a todos!

Por Carlos Tomás
Notícias Sem Censura

Caiu o Carmo e a Trindade nos meios políticos e económicos nacionais. Tudo devido às declarações efusivas mas informais de Pedro Nuno Santos, deputado do PS, num jantar do partido. O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS disse que se está a "marimbar para o banco alemão que emprestou dinheiro a Portugal", referiu que Portugal "tem a bomba atómica" e "ou os senhores se põem finos ou não pagamos".

As reacções ao discurso de Pedro Nuno Santos foram, elas sim, uma bomba nuclear. Afinal, como é que alguém com a responsabilidade do deputado em causa pode ter a ousadia de proferir frases destas. estará doido? questionavam-se muitos iluminados da nossa praça. 
O deputado meteu a pata na poça. Claro. Mas pode e deve dizer o que pensa. E até o pode fazer aqui no NOTÍCIAS SEM CENSURA que o grupo agradece. Mas as suas palavras irreflectidas, embora sentidas, demonstraram uma coisa: que a mera sugestão de incumprimento nacional da dívida que nos fizeram e de tentar evitar, ou pelo menos minimizar, o roubo de que estamos a ser vítimas, provoca enormes dores de barriga num país onde a maioria das pessoas ainda está, infelizmente, habituada ao discurso dos principais partidos políticos, da comunicação social, e dos especialistas de sempre.

Uma reacção estranha, porque que é o próprio FMI quem sempre desdramatizou o incumprimento, realçando que as consequências para um país que falhe com as suas metas são limitadas. Em 2008 os técnicos do FMI afirmaram que as consequências negativas de um incumprimento não se estendem durante muito tempo (In Diário de Notícias, 16/12/2011). "A reputação de devedores soberanos que entram em default fica afectada, mas apenas por pouco tempo", adianta ainda a instituição. 148 países, entre 1824 e 2004 entraram em incumprimento.

Quem viu os noticiários televisivos que se seguiram às afirmações desassombradas de Pedro Nuno Santos julgaria que se estava à beira do fim do mundo. Até tiveram a lata (a SIC) de exemplificar com caso argentino para demonstrar os efeitos trágicos de um default. Mas esqueceram-se de dizer que depois de 2000 e de assumir a rotura com tudo e com todos, a ARGENTINA NÃO TEM PARADO DE CRESCER E ESTE ANO VOLTA A SER DOS POUCOS PAÍSES COM SALDO FRANCAMENTE POSITIVO. E ESQUECERAM-SE DE DAR O EXEMPLO DA ISLÂNDIA, QUE JÁ CHAMOU AO BANCO DOS RÉUS OS BANQUEIROS QUE DERAM CABO DO PAÍS E ESTÁ IGUALMENTE A CRESCER.

Pedro Nuno Santos tem razão e a ideia de se fazer uma ALIANÇA com outros países em situação difícil, poderá ser uma das poucas soluções para a crise. Porém, há que os ter no sítio. Porque qualquer solução que não a já traçada não interessa à esmagadora maioria de quem efectivamente comando o mundo: A BANCA!

DA MINHA PARTE, E PARAFRASEANDO O DEPUTADO: "ESTOU-ME A MARIMBAR PARA OS BANQUEIROS E PARA O SÉQUITO DE POLÍTICOS QUE TÊM A SEGUI-LOS E QUE COMEÇAM A OCUPAR CARGOS - GRÉCIA E ITÁLIA SÃO DISSO EXEMPLO - PARA OS QUAIS NÃO TÊM QUALQUER LEGITIMAÇÃO DO POVO.

SENDO CURTO E GROSSO: PQP a todos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!