Mensagens

A mostrar mensagens de Agosto 14, 2011

que rica piada!

Imagem

manifestantes e polícias continuam no centro de madrid

Imagem

os limites da ordem

Imagem
Por Boaventura de Sousa Santos
Os violentos distúrbios ocorridos na Inglaterra não devem ser vistos como um fenômeno isolado. Eles representam um perturbador sinal dos tempos. Sem se dar conta, as sociedades contemporâneas estão gerando um combustível altamente inflamável que flui nos subsolos da vida coletiva. Quando chegam à superfície, podem provocar um incêndio social de proporções inimagináveis. 
Trata-se de um combustível constituído pela mistura de quatro componentes: a promoção conjunta da desigualdade social e do individualismo, a mercantilização da vida individual e coletiva, a prática do racismo em nome da tolerância e o sequestro da democracia por elites privilegiadas, com a consequente transformação da política na administração do roubo “legal” dos cidadãos e do mal estar que provoca.

papa rock star

Imagem

saltitonas

Imagem

isto é que é uma tourada!

Imagem
Já se sabe que o IVA da electricidade e do gás natural vai aumentar da taxa reduzida para a máxima, 23%. Uma subida de 17% que não se verifica em muitos outros bens não essenciais. É o caso, por exemplo, dos espectáculos, dos bilhetes para os festivais, do golfe ou até das touradas, todos taxados a 6% de IVA. 
Quando o governo anterior resolveu baixar a taxa do IVA do golfe para 6%, como incentivo ao turismo, muitos de nós nos indignámos pelas medidas de austeridade a que nos sujeitava. Este novo governo, pelos vistos, partilha da mesma opinião e até prefere aumentar o IVA de bens essenciais para a nossa subsistência de 6 para 23%. Assim, se não acendermos a luz nem o fogão durante um mês, podemos juntar dinheiro para ir à tourada e ela não ser tão cara. 
Pessoalmente, parece-me que quem anda a ser toureado somos nós.
Texto e imagem: http://wehavekaosinthegarden.blogspot.com/

reino unido a um passo da guerra civil?

Imagem
As penas de prisão exageradas, e a implementação de outras medidas repressivas sem paralelo na Grã-Bretanha, estão a provocar uma onda de contestação por todo o país. Há quem já fale na iminência de uma guerra civil.

deve ser a isto que se chama fazer o bem sem olhar a quem

Imagem
Madrid, depois da manifestação contra o gasto de 100 milhões de euros com a visita do Papa.

uns compram portugal por tuta e meia, outros morrem de fome

Imagem

outro desígnio

Imagem
Por Anabela Fino
Basicamente, Passos Coelho foi à festa do PSD no Pontal dizer três coisas: que os portugueses têm um desígnio nacional a cumprir; que o Governo se prepara para fazer um corte na despesa sem paralelo nos últimos 50 anos; e que o «caminho da conflitualidade» não tem lugar em Portugal pois o Governo anseia por «uma base mais alargada de diálogo social».
Confesso que ao ouvir Coelho – enquadrado por uns jovens que com entusiasmo fúnebre levantavam e baixavam bandeiras sempre que soavam uns mortiços aplausos – me senti de súbito remetida para a sala de estar da casa paterna onde há um ror de anos insistia em ver as «conversas em família» de Marcelo Caetano, o sucessor de Salazar que tentou fazer crer ao povo português que as ditaduras podem ter primavera.
Salvaguardadas as devidas distâncias, Coelho, tal Caetano, veio dizer que o mundo tem os olhos postos em Portugal porque aqui se está a fazer história com as medidas impostas para resolver a «crise», razão necessária e sufic…

também acham que este menino tem culpas no cartório e que merece a prisão e a tortura?

Imagem
Detenciones ilegales y torturas de menores palestinos a manos de Israel Desde 1967 Israel ha detenido a 700.000 palestinos, un 20% de la población de los territorios ocupados aquel año. Muchos son menores de edad que sufren torturas en el Campamento Offer y son condenados sin juicio. Por Ilan Pappé
En memoria de Juliano Mer-Khamis
Desde 1967 Israel ha detenido a 700.000 palestinos, un 20% de la población de los territorios ocupados aquel año. Muchos son menores de edad que sufren torturas en el Campamento Offer y son condenados sin juicio
Aparecen en mitad de la noche cuando los niños están profundamente dormidos, tal vez soñando con una vida mejor. Con los ojos tapados, amordazados, esposados, los menores son llevados a los camiones y esa misma mañana apriscados en el Campamento Offer, departamento número 2 del Juzgado Militar, también conocido como Departamento Infantil. Durante ese día -y todos los demás- tendrán que permanecer sentados en una especie de clase donde no hay profesores y …

sempre que comprar na zara, saiba que está a contribuir para a escravatura

A dios rogando y con la porra dando

Imagem

num hotel estava melhor

Imagem

o ditador das bananas

Imagem

corram com o coelho antes que ele dê cabo de nós!

Imagem

o direito de resistir

Imagem

marinho pinto, como sempre, sem papas na língua

parem de mimar os super ricos

Imagem
Por Warren E. Buffet
Nossos líderes pediram “sacrifício compartilhado”. Mas quando fizeram o pedido, eles me pouparam. Eu chequei com meus amigos mega-ricos para saber que sofrimentos eles estavam esperando. Eles, também, foram deixados intocados.
Enquanto pobres e a classe média combatem por nós no Afeganistão, e enquanto a maioria dos americanos luta para sobreviver, nós, mega-ricos, continuamos a receber os nossos extraordinários incentivos fiscais. Alguns de nós são gestores de investimentos e ganhamos bilhões com nosso trabalho diário, mas podemos classificar a nossa renda como “participação nos resultados”, pagando uma taxa de imposto de 15% , uma pechincha. Outros aplicam no mercado de futuros sobre os índices das próprias ações, por 10 minutos, e têm dois terços do seu lucro tributado a 15%, tal como se tivessem sido investidores de longo prazo.

cuidado! a europa está a ficar fascista!

Imagem
Dois jovens foram condenados a 4 anos de prisão por terem, alegadamente, criado páginas no facebook para instigar a realização de motins no Reino Unido.
Pessoalmente, mas devo ser o único, fiquei chocado com a severidade da sentença. Não vi as páginas, não sei se as intenções eram reais ou se tudo não passou de brincadeira de mau gosto mas, seja como for, a iniciativa não teve consequências, não houve violência, não houve roubos, tudo não passou de palavras do teclado para fora.
Será que umas semanas (ou meses se se quiser) de serviço cívico não teriam bastado como castigo e como exemplo?
Qualquer dia, dia que por este andar já não deve vir longe, temos a polícia a entrar-nos portas adentro por andarmos, em blogues e nas redes sociais, a apelar à rebelião e a vociferar contra os governos que nos assaltam a bolsa e nos trazem indignados, enojados, revoltados.
Qualquer alminha justamente mais alterada, que insinue o ataque a estas políticas e a estes políticos, essa, então, deve ser levada …

fascistóide

Imagem

o missal

Imagem

capitalismo em decadência

Imagem

manifestação em madrid contra a visita do papa termina com intervenção policial

Imagem

pregador aos 4 anos, heresia ou exploração?

Imagem

então as viagens dos governantes não eram à borla? e são estes mesmos energúmenos que nos estão a extorquir cada vez mais dinheiro!!

Imagem
Portas gasta 7.300 euros em voos em 10 dias
O ministro dos Negócios Estrangeiros passou os últimos dias de Julho, dias de anúncios de medidas de austeridade pelo Governo português, fora do país. Paulo Portas fez um périplo por três países lusófonos, e ainda deu um saltinho ao Peru, antes de regressar a Portugal.

a visita do papa a madrid vai custar, e se não houver as derrapagens do costume, 100 milhões de euros

Imagem
Quem paga? Os mesmos de sempre? Aqueles, católicos ou não católicos, que vêem os seus rendimentos emagrecer cada vez mais? Não seria de haver, numa altura destas, um pouco de bom-senso e evitar despesas como esta? Que tal uma visita mais modesta, sem ostentações, as quais o próprio Cristo condenaria?

o dr. passos coelho mentiu aos portugueses

Imagem
Por Tiago Mesquita
O que para o Dr. Passos Coelho em Maio era uma verdade inquestionável, uma garantia e uma promessa eleitoral aos portugueses a semana passada caiu por terra. E com isto caiu por terra o mito de que Passos é diferente de Sócrates ou de qualquer outro, que do seio de um destes dois partidos apareça em bico dos pés e vontade de ganhar eleições com meia dúzia de promessas guardadas num bolso descosido.

cum caraças, haja esperança na reconstrução europeia!

Imagem

se não é, parece que é

Imagem

mitos à la minute: sophia loren

Imagem

eu não digo que este é um mundo imundo?

Imagem
Tragédia da fome em África Mais um drama na Somália: Doações de alimentos são roubadas
Num país onde 30 mil crianças morreram de fome, só em três meses, o desvio de milhares de sacos com alimentos, provenientes da ajuda internacional, agudiza o drama.

Há dois meses que o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas está a investigar as alegações de roubo e concluiu que toneladas de alimentos estão a ser roubados para derem depois vendidos em mercados próximos ao maior campo de refugiados da capital Mogadíscio.Segundo uma reportagem da agência de notícias Associated Press, a possibilidade do roubo de alguns bens esteve sempre presente, mas a dimensão do roubo põe em causa a capacidade internacional de chegar aos que têm fome.
As Nações Unidas estimam que mais de 3,2 milhões de somalis - cerca de metade da população - necessitem de ajuda alimentar, na sequência da seca severa que agravou a situação, já de si dramática, pela guerra civil, no país.
"Enquanto ajudam as pessoas que estão a…

mais um escândalo bancário a juntar a outros tantos

Imagem
Deixo-vos, sem mais comentários, por desnecessários, um artigo do Público. Está visto, não há que negar: o mundo está a ficar, cada vez mais, um lugar imundo.
Investigação do jornal “The Independent” Bancos britânicos investem na produção de bombas proibidas
16.08.2011 - Por PÚBLICO

Alguns bancos britânicos, incluindo dois que foram resgatados com dinheiro dos contribuintes, estão a investir milhões em empresas que fabricam bombas de fragmentação, cuja produção e comércio é proibido, revela o diário “The Independent”.

macho lusitano

Imagem

dois concertos para santana lopes

Imagem
Repescando uma velha laracha, concertos para violino de Chopin é que não temos em stock. Assim que este for reposto, Quatro Almas terá todo o gosto em escarrapachar esses concertos aqui.

eles comem tudo

Imagem

capitão idiota

Imagem

antes da fama

Imagem

condenados à morte

é radical!

uma vaca em nova iorque

roubem-nos mas não nos tomem por lorpas

Imagem
Por Rafael Fortes
1. Segundo a DECO, 43% da factura de electricidade não está dependende do consumo da mesma mas de “taxas extras” que revertem para a EDP (a mesma que será privatizada).
2. Segundo a DECO também, a poupança por familia com a nova tarifa social situar-se-á entre os 0,60 e os 0,80 € por familia. Os valores considerados para este ano variam entre os 0,19€ e os 0,79€ (valores sem IVA), dependendo da potência contratada.
2. O IVA a 23% para a electricidade não distinguirá entre ricos, pobres e remediados. É a sua natureza de imposto universal. Se considerarmos uma factura média de 40€ de consumos, disponibilidades e taxas (que não dará sequer para ligar muito tempo uns aquecedores no Inverno, mas o Ministro da Educação já deverá ter um estudo que relaciona a fraca condição económica com uma forte resistência às adversidades climatéricas) e lhe acrescermos um IVA de 6% temos um valor a pagar de 42,4€. Se considerarmos o novo IVA de 23% , teremos um valor final de 49,2€. Dest…

nós somos culpados!

Imagem

os palcos também se abatem

Imagem

o ministro gaspar anda a calmantes?

Imagem
Por António Veríssimo
O ministro Gaspar, das finanças, veio anunciar o aumento do gás, da eletricidade e aquilo que mais lhe apeteceu anunciar sobre roubos. Calmamente ele disse o que sabia sobre a penúria lusa e das razões porque nos sentencia a mais penúria. O ministro anuncia tudo calmamente, esclarece tudo calmamente, fala calmamente, move-se calmamente, também massacra os portugueses debilitados muito calmamente. Demasiado calmamente, quase em câmara lenta.
Perante tanta calma já há quem insinue que o ministro Gaspar anda a toque de caixas de calmantes, que parece que está “drunfado” e que mais dia, menos dia, ainda se lixa com uma overdose. Não vou por aí. Não toma calmantes nenhuns, nem sequer chá de tília ou de tripas secas de preguiça amazónica. O que acontece com toda aquela calma é que ele se está lixando para que as medidas que anuncia e vão anunciando - sobre nos vir ao bolso e sobrecarregar com impostos e aumentos de tudo baixando ordenados, enquanto aos mais ricos e grand…

santa pró santana

Imagem

é tão fotogénica a desgraça

Imagem
Fotografias premiadas com o Pulitzer durante os últimos 50 anos. A fome, a guerra, a intolerância são as mesmas. Às vezes a cores. Sempre a preto e branco.


a canga da troika e a tanga dos troika-tintas

Imagem
Por António Iria Revez
A série de trapalhadas levadas a cabo ou permitidas por este Governo, o clientelismo desbragado, o tráfico de influências, os cambalachos e outras malfeitorias avulsas fazem prever o pior. No que toca a privatizações, a sensação que fica é que os senhores gerentes do País, que mais parece uma loja de venda a retalho, abriram a época dos saldos. Só falta afixar na montra um aviso: «Liquidação total da existência por mudança de ramo». Até tremo, só de pensar qual seja.

dá vontade de agarrar neste tipo e atirá-lo ao mar

Imagem
Durante anos, li Miguel Sousa Tavares com gosto e, não poucas vezes, concordei com ele. Ultimamente, tem-me desiludido. Dadas as circunstâncias, as dele ou as minhas, ou eu me radicalizei à esquerda ou ele se anda a aninhar à direita. Certo, certo, é que a crónica de hoje no Expresso, acerca dos motins em Inglaterra, é digna de um qualquer skinhead e tão trauliteira como o são os amotinados que ele condena. 
Não apoio nem apoiarei, entenda-se, quem destrua, incendeie, roube, seja sob que pretexto for. Mas também acho abominável este tipo de linguagem. Desbragada. Chocarreira. Digna de um qualquer arruaceiro, daqueles que se embebedam com litradas de cerveja até cairem para o lado a vomitar. 
A mim sim, este texto deu-me vontade de vomitar.
«Dá vontade de agarrar nestes tipos e atirá-los ao mar. (…) Não são parte de uma geração à rasca, são sim parte do mal. E o mal, desgraçadamente, existe, vive paredes-meias connosco e só há uma forma de o combater que é reprimi-lo sem tréguas e desde o i…