injecções aos doentes? não! antes injecções de capital aos bancos


Obama deverá finalmente poder avançar com a reforma da saúde, deixando mesmo assim sem qualquer tipo de cobertura 26 milhões de americanos. Porque na América, esse modelo perfeito para tantos neoliberais da treta, é neste, e em muitos outros casos, um exemplo de terceiro mundismo, de falta de solidariedade social e de humanismo.

Por cá, entretanto, temos um SNS de que os portugueses se orgulham. Mas que, para as almas penadas que nos governam, é um alvo a abater. É caro. O dinheiro não chega para todos e os bancos estão primeiro. Mais os seus amos, está claro, os que lhes pagarão os chorudos ordenados assim que forem destituídos das funções que lhes foram confiadas, para mal dos nossos pecados.

O Estado Social foi implementado na Europa a seguir à II Guerra. Grande parte dos países estava em reconstrução, muitos à beira da falência. Mas conseguiram-no. Quase 60 anos depois, enquanto os Estados Unidos estão lentamente a aproximar-se do nosso modelo social, estamos nós a inverter caminho, em direcção ao buraco negro do egoísmo e da rapacidade. E da morte de milhões por falta de cuidados de saúde.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!