Mensagens

A mostrar mensagens de Novembro 16, 2014

a imagem do dia

Imagem

cabrita, coelho e o grande detido do dia

Imagem
Foi Felícia Cabrita, a ilustre biógrafa de Pedro Passos Coelho e colaboradora de O Sol, a dar em primeiro lugar a notícia da detenção de Sócrates.
E o Correio da Manhã, às tantas da matina, lá estava no aeroporto a filmar a viatura onde Sócrates foi levado para o cadafalso, perdão, calabouço.
As televisões têm estaminé montado à porta de José Sócrates, na Rua Braancamp, e passam com desusado zelo excertos onde António Costa, ou Ferro Rodrigues ou outros não renegam, ao contrário do ideal líder do PS António José Seguro, a chamada herança socrática.
Sócrates está a ser crucificado. E com ele todo o PS, para gáudio e proveito das gentes do PSD.
Já agora, deixem-me acrescentar a estranheza que me causa o facto do caso Casa Pia, que pretendia em grande parte - e, diria até, primordialmente - atingir altas figuras do PS, ter sido "noticiado" também, e em primeira mão como agora, por Felícia Cabrita.
Tudo isto me cheira a cabrada. Sem ofensa para a Felícia, ilustre biógrafa de Pe…

a justiça a que temos direito

Imagem
Por Clara Ferreira Alves http://expresso.sapo.pt/
A Justiça é antes de mais um código e um processo na sua fase de aplicação. Ou seja, obediência cega, essa sim cega, a um conjunto de regras que protegem os cidadãos da arbitrariedade. Do abuso de poder. Do uso excessivo da força. Essas regras têm, no seu nó central, uma ética. Toda e qualquer violação dessa ética é uma violação da Justiça. E uma negação dos princípios do Direito e da ordem jurídica que nos defendem. 
Num caso de tanta gravidade como este, o da suspeita de crimes graves e detenção de um ex-primeiro-ministro do Partido Socialista, verifico imediatamente que o processo foi grosseiramente violado. Praticou-se, já, o linchamento público. Como? 
1) Detendo o suspeito numa operação de coboiada cinemática, parecida com as de Carlos Cruz e Duarte Lima, a uma hora noturna e tardia, num aeroporto, quando não havia suspeita de fuga, pelo contrário. O suspeito chegava a Portugal. Porque não convocá-lo durante o dia para interroga…

o circo das altas (es)feras

Imagem
Ai ele é isso? Então só vão presas figuras, figurinhas e figurões do PSD? Vamos subir a parada e prender Sócrates, o povoléu vai adorar e nós vamos ficar a ganhar. Porque agora é que vai ser, agora é que o BPN, os submarinos, Rosalina Machado, a Tecnoforma, os Vistos Gold - tam, tam, tam, tam! - vão cair no rol dos esquecidos.
O povo quer circo, atire-se Sócrates aos leões. E mesmo que Sócrates seja declarado inocente, a gente sabe como é, nas mentes comezinhas será culpado para sempre.
Que jogada de mestre! Tiro-lhes, senhores, o meu chapéu.

vistos cold

Imagem

isto é o da joana

Imagem
Cada governo tem tido o seu peluche, a sua coqueluche, a sua mascote artística. A de Pedro é a Joana. Orgulho pátrio a levar longe o nome de Portugal. Com tachos, garrafas, tampões, rendas e bordados, tudo em grande, à grande, grande obra, grande artista. Sempre a obrar, a obrar, a obrar.

para comprar caramelos

Imagem
Dizem por aí, as luminárias do costume, que apesar das ligações perigosas que associam Miguel Macedo à maior parte dos implicados no caso dos Vistos Gold, essa venda airosa da cidadania não portuguesa mas europeia, que Portugal é apenas uma porta dos fundos de oportuna serventia, o ex-ministro é tão inocente como um petiz de cueiros.
Como qualquer pessoa não é culpada de nada até prova em contrário, vou acreditar que é verdade, que Macedo não soube escolher nem os amigos nem os conhecidos, que é mau avaliador do carácter de quem escolhe para rodeá-lo na vida e nos negócios, enfim, que é um ingénuo, uma alma crédula, um ser bondoso que não enxerga as intenções malignas de quem quer que seja, desde que esse quem quer que seja não faça parte da vil oposição ao seu partido.
Há no entanto um pormenor, um pequeno pormenor noticiado ontem pela RTP, que me dá que pensar. E por isso pergunto, porque perguntar não ofende e muito menos dá direito a processo penal: por que raio é que Miguel Mace…